Ide por to o mundo e fazei discipulos

“A tarefa suprema da Igreja é a evangelização do mundo”.
Oswald Smith


Por Arildo Gomes


Você já parou para pensar em quem é o maior interessado na EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO? Seriam os missionários transculturais? As agências missionárias? Os pastores? Todos os crentes em Jesus?

Aprendemos com a Bíblia Sagrada que o maior interessado na evangelização do mundo é o próprio DEUS. O texto bíblico em João 3:16 (NVI) diz: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. O amor de Deus pela humanidade foi o ponto de partida para toda a obra de redenção que Ele mesmo providenciou desde a fundação do mundo (Ap 13:8).

Não é a igreja, nem os obreiros, os pastores ou os líderes os mais interessados em fazer com que as pessoas perdidas e sem esperança de vida eterna se tornem participantes efetivas da graça, do perdão e das bênçãos divinas. Tudo isso parte do próprio Deus.

É Ele quem gera dentro de nós o desejo de evangelizar as almas perdidas. É ele quem nos impulsiona, nos encoraja e nos garante os meios para que essa obra divina seja executada com sucesso. Nunca se esqueça disso: O maior interessado na evangelização do mundo é o próprio Deus.

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” Jo 3:17.

Se o maior interessado na evangelização do mundo é o próprio Deus, então por que nos importarmos com isso? Nós não poderíamos ficar esperando que Deus fizesse o seu trabalho e nos deixasse apenas desfrutando dos seus agrados? A essa pergunta a Bíblia também responde. Acompanhe comigo os seguintes textos:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado...” Mt 28:19-20

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Mc 16:15-16

“Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”. Jo 20:21

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. At 1:8

Percebeu? Na Bíblia, nos trechos que lemos, Deus, inspirando cada escritor a registrar tais palavras, usa alguns verbos na sua fala, o que indica ação, tomada de atitude. Se preferir, releia cada texto com cuidado e você encontrará expressões que dizem sobre: Ir, fazer, batizar, ensinar, pregar, enviar e testemunhar.

Precisamos nos importar, sim, com a obra de evangelização do mundo porque, entre outros motivos, é uma ordem de Jesus. Fazer discípulos não é uma opção que cada crente pode escolher entre fazer e não fazer, isso é impossível! É algo de que não podemos fugir, nem nos esconder.

“Ao fim de sete dias a palavra do Senhor veio a mim: ‘Filho do homem’, disse ele, ‘eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve a eles a minha advertência. Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade; mas para mim você será responsável pela morte dele. Se, porém, você advertir o ímpio e ele não se desviar de sua impiedade ou dos seus maus caminhos, ele morrerá por sua iniqüidade, mas você estará livre dessa culpa’”. Ezequiel 3:17-19

Quando nos referimos a evangelização do mundo, estamos falando da Missão de Deus em mostrar ao mundo que Ele, por Seu amor, “estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados” (II Co 5:19), trazendo assim salvação a todo aquele que crer.

O próprio Jesus quando veio à Terra como homem, percorria as cidades e povoados anunciando as boas-novas de salvação a todas as pessoas que encontrava. “começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mt 4:17

Essa missão passou a ser nossa (da Igreja) a partir do “Ide” de Jesus! (Mt 28:19; Mc 16:15; Jo 20:21; At 1:8)

Você alguma vez já ouviu falar da Grande Comissão? A Grande Comissão é isso: Uma missão compartilhada. É quando Deus, em Sua plena soberania, compartilha conosco Sua missão de salvar o mundo.

Finalmente, precisamos entender que a evangelização do mundo não deve ser um peso para aqueles que estão em Cristo; mas cumprir a Missão é na verdade um grande privilégio que Deus confiou apenas a nós, a Sua Igreja.

Portanto, não se cale. Aprenda mais sobre como você pode cumprir a suprema tarefa da Igreja que partiu do coração de Deus para o mundo.


***


Fonte: IAP Jandaia/SP

Um comentário:

  1. Quando eu li que o maior interessado na evangelização do mundo é Deus, eu me lembrei de um versículo:
    "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." II Pe 3: 9.

    GRAÇA E PAZ!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.