terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Você sabe como os equipamentos tecnológicos evoluíram?

Nenhum comentário:
Os nerds vivem uma época de ouro, na qual os gadgets mais bacanas tornam-se cada vez menores, mais baratos e com maior capacidade. Você saberia dizer quando esta evolução tecnológica começou?

O site WebUrbanist demonstrou a transformação dos aparelhos eletrônicos por meio dos dez exemplos listados abaixo, que passam pelos clássicos refrigeradores e relógios de pulso, aos contemporâneos celulares, videogames e muito mais.

1. A evolução dos celulares

A febre do século XXI, como é chamado por psicólogos e pedagogos, o telefone celular fica menor a cada lançamento, enquanto suas funções e sua influência na vida moderna aumentam com uma velocidade impressionante.
Se antes o celular era sinal de status, hoje ele é considerado indispensável à vida pessoal e profissional. Além de fazer e receber chamadas, o que o torna ainda mais fundamental são os diversos serviços disponíveis, como internet, rádio, máquina fotográfica, filmadora, televisão e mensagens de texto SMS e multimídias MMS.

Os primeiros celulares comerciais apareceram no começo dos anos 70. Esses “tijolões”, pesados e desengonçados, entraram na categoria de portáteis por serem wireless. Atualmente você ainda consegue comprar um desses aparelhos jurássicos, embora suas limitações técnicas os tornem demasiadamente obsoletos.

E o que o futuro guarda para os aparelhos celulares? À medida que eles encolhem, funcionalidades ganham força e destaque.

2. A evolução dos aparelhos de som

Prefere ouvir ao invés de falar? Pois saiba que suas opções eram bem limitadas antigamente. Antes da Sony mudar de vez a história da música portátil com seu walkman, os amantes da música se viravam com suas boom boxes, um termo genérico para qualquer dispositivo de áudio portátil com alto-falantes.

Se avançarmos algumas décadas até os dias atuais, descobrimos que as fantásticas boom boxes tiveram seu tamanho reduzido e uma evolução tremenda na parte de funcionalidades. No entanto, os primeiros aparelhos de som portáteis não foram totalmente esquecidos e ainda são valorizados por alguns geeks.

3. A evolução dos aparelhos de som automotivos


Gosta de dirigir ouvindo uma musiquinha? Então você com certeza concorda que dirigir tornou-se uma experiência mais prazerosa com o passar dos anos.
Antigamente os sons automotivos eram pequenas vitrolas “escondidas” no porta-luvas do carro, que evoluíram para aparelhos preparados para tudo que o futuro reserva de mais moderno e tecnológico.

4. A evolução dos carros

Essa história é longa, mas vamos resumir: se antigamente carros como o Studebaker de 1950, a BMW Isetta e o setentão AMC Pacer eram os tops de linha para os geeks, o time de nerds atuais se divertem com o Toyota Prius e o VW Beetle.


5. A evolução dos refrigeradores e freezers

Está com fome? Então está na hora de você ir até a geladeira. Cada casa costumava ter um único refrigerador na cozinha e, talvez, um menor e mais antigo no porão.

Nos dias atuais, esses aparelhos evoluíram tanto que já é possível ter um refrigerador conectado por meio de USB ao seu computador. Ok, isso pode parecer ultrapassado, mas ter uma geladeira conectada ao PC é um sonho nerd que se tornou realidade. Já existe até freezer para uma lata apenas: gela a segunda enquanto você bebe a primeira.

6. A evolução dos computadores

Miniaturização é um tema recorrente na evolução das tecnologias geeks e os maiores beneficiados dessa “moda” são os computadores.

Se milhões de tubos arcaicos ligavam os primeiros PCs, como o ENIAC, da década de 40, que precisava de 17.468 cabos para funcionar, hoje em dia os designers desses aparelhos dão valor ao charme e ao design arrojado. Cada vez mais empresas de informática lançam computadores de variados modelos, tamanhos e cores com a finalidade de atrair o consumidor.

7. A evolução das calculadoras

Calculadoras eletrônicas são primas próximas dos computadores e evoluíram bastante desde o lançamento do seu primeiro modelo. Atualmente carregadas por meio de energia solar, elas podem ser tão pequenas que podem ser encontradas “escondidas” em relógios de pulso ou em forma de cartões de crédito.

Exemplo de tanta modernidade na hora de calcular é a USB Hub: se por um lado ela é uma calculadora como outra qualquer, por outro ela surpreende com suas três entradas para drivers USB 2.0.

8. A evolução dos relógios

Falando de relógios de pulso, esses aparelhos se tornaram objeto de adoração desde que o primeiro relógio digital da Casio chegou ao mercado. A tendência no ramos dos relógios seguiu a dos demais gadgets: encolher o tamanho e aumentar as funções.

9. A evolução dos televisores



TV é uma coisa sagrada para os verdadeiros geeks, porta de entrada da aclamada série Star Trek às casas dos fanáticos por tecnologia. Com o poder de seduzir e inspirar, os televisores passaram de grandes caixas a maravilhas modernas de última tecnologia.

10. A evolução dos videogames

Os jogos de videogames “vivenciaram” muita coisa desde que o Atari surgiu, ficando cada vez melhores. A medida que a tecnologia avançava, empurrada pela demanda de gamers e geeks, novos consoles surgiam.
Dentre os produtos mais procurados pelos gamemaníacos do século XXI estão os consoles Xbox, da Microsoft; o Wii, da Nintendo; e o Playstation 3, fabricado pela Sony.
Mas o que será que o futuro reserva ao mercado dos games? O que se sabe é que a medida que a Nintendo, Sony, Microsoft e qualquer outra grande fabricante apresentar suas novidades, os geeks com certeza irão correr para experimentar os brinquedinhos tecnológicos.


.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Pedalando Minha Mochila

Nenhum comentário:
Bicicleta que vira mochila
revistagloborural.globo.com/GloboRural/
Texto: Carlos Gutierrez



A Bergmönch é a bicicleta do momento na Europa, justamente por sua tecnologia avançada: ela pode ser carregada como uma mochila. Perfeita para acampar e fazer trilhas, já que permite a realização de trajetos a pé, sem ter que se preocupar com a bike. Afinal, basta colocalá-la nas costas e seguir em frente.



A bike pesa apenas nove quilos e meio e o tempo de montagem dela é de apenas dois minutos. Além disso, ela conta com um compartimento para carregar os mais diversos objetos e ainda vem com um capacete incluso.

Transporte Ecologicamente Correto

Um comentário:
Bonde verde
revistagloborural.globo.com/GloboRural/
Texto: Carlos Gutierrez



Os bondes não são nenhuma novidade na Europa, mas agora esse tradicional meio de transporte ganha uma inovação: a colocação de gramados nos trechos percorridos pelos veículos. As áreas verdes no meio urbano ajudam a reduzir o efeito estufa, reduzir a poluição e também a tornar o solo mais permeável.





segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Veja imagens do 'apertado' estilo de vida dos habitantes da China

Nenhum comentário:
Encontrar espaço pode ser um grande problema no país asiático.
Chinês dorme pendurado em corrente; outro leva casa na caçamba.


Do G1, em São Paulo
08/02/09 - 14h00 - Atualizado em 08/02/09 - 14h00

No país mais populoso do planeta, encontrar espaço pode ser um grande problema. Seja para morar, locomover-se, refrescar-se na piscina ou mesmo para tirar uma soneca depois do almoço. Confira a seguir flagrantes do estilo de vida dos chineses.



Em caso de mudança de endereço, o ideal é levar a casa na caçamba da picape. (Foto: Divulgação)


Até os caminhõezinhos passam aperto na cegonha. (Foto: Divulgação)


Este cidadão improvisou uma 'rede' para seu cochilo. (Foto: Divulgação)


Qualquer vaga é vaga na hora de estacionar. (Foto: Divulgação)


Solução criativa para o problema do transporte no país. (Foto: Divulgação)


E, depois de tanto aperto, nada melhor que relaxar na piscina. (Foto: Divulgação)



08/02/09 - 14h00 - Atualizado em 08/02/09 - 14h00