Como é o namoro segundo a vontade de Deus?


De acordo com a cultura do “presente século”, o conceito de “namoro saudável” está, em muitos aspectos, distante daquele apresentado na Bíblia Sagrada, de modo que até muitos crentes em Jesus desconhecem os princípios bíblicos que devem orientar este relacionamento. Neste artigo, trataremos destes princípios. Como é o namoro segundo a vontade de Deus?

As estatísticas da Unesco mostram que se aprofundou entre os brasileiros de 11 a 24 anos a tendência aos namoros breves mas intensos que marcaram a adolescência nos anos 90. Acentuaram-se também a precocidade e a ousadia dos primeiros relacionamentos. O padrão, agora, vai muito além do que os pais estão imaginando. Nas principais capitais pesquisadas, a idade da primeira vez das meninas é 15 anos, e dos meninos, 14 anos. Quatro anos atrás, um levantamento do Ministério da Saúde apontava que a primeira vez dos adolescentes estava ocorrendo entre 16 e 19 anos. A diferença é muito grande entre uma menina de 15 anos e uma de 19. Na década passada, um em cada quatro adolescentes das grandes cidades brasileiras dizia a pesquisadores que os pais permitiam que ele... [tivesse relações sexuais] com a namorada ou o namorado em casa mesmo. Os dados atuais mostram que esse número quase dobrou.

Como não podia deixar de ser, o estudo da Unesco mostra que pelo menos numa coisa a juventude é coerente: os filhos querem menos palpites dos pais e mais liberdade. Sempre. Cada vez mais. Adoram os primeiros vôos da sexualidade, mas estão confusos e divididos sobre temas como virgindade, fidelidade, namoro e casamento. Os pesquisadores começam a detectar uma mudança na natureza dos namoricos dos anos 90, que os jovens chamaram de “ficar”. Ele pode estar se tornando para muitos uma relação mais séria – mesmo que paradoxalmente passageira e descompromissada. Antes, ficar era um termo novo para uma velha prática, a dos beijos e afagos íntimos. E agora? “A pesquisa registrou que muitos jovens passaram a... [ter relações sexuais] com quem ‘ficam’”, diz Maria das Graças Rua, professora da Universidade de Brasília (UnB) e uma das coordenadoras do levantamento nacional feito pela Unesco. Aí está uma mudança e tanto cujas implicações cedo ou tarde os pais dos 37 milhões de brasileiros entre 15 e 24 anos terão de abordar com os filhos. [1]

Diz a Escritura: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém (...) como se fosse a sua outra metade” (Gn 2:18 – NTLH).

A orientação bíblica

Com a criação de Eva, Deus deu a Adão alguém com quem ele pudesse se relacionar, conversar, dividir alegrias, descobertas, etc. O casamento é plano de Deus! Pois bem, o primeiro passo rumo a esta união é o namoro. É importante encará-lo com seriedade. Quem erra o primeiro passo, pode se complicar mais à frente. Cerca de 75% dos problemas que os casais enfrentam têm origem na época do namoro e do noivado. Um namoro problemático, fora dos padrões estabelecidos por Deus, é danoso e pode machucar os envolvidos. Para que isso não aconteça, vejamos alguns princípios orientadores para o namoro, contidos nas Escrituras.

1. A escolha certa no namoro:

O que o crente em Jesus precisa levar em conta, antes de escolher alguém para iniciar um namoro? Paulo dá um conselho eficaz, em II Coríntios: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos” (6:14a). Você sabe o que é o “julgo desigual”? De acordo com o contexto desta passagem, colocar-se em jugo desigual significa ter ligação com uma pessoa que é totalmente diferente. “Neste texto está relacionado a uma pessoa que não é membro da família da fé e que pode fazer com que um crente quebre a sua aliança com Deus”. Parece que o que está em questão é separar a religião pagã da religião cristã. Veja que Paulo é contundente na sequência: “porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? (...) Ou que união, do crente com o incrédulo?” (II Co 6:14-15). Na hora de escolher com quem namorar, o cristão precisa levar essa orientação das Escrituras a sério. É preciso conversar com a pessoa com quem se deseja namorar, saber quais são seus objetivos, seus propósitos, seus sonhos; conhecer a família. A fé que professa. Depois de tudo isso, é indispensável perguntar se vale mesmo a pena namorar. Será que não é roubada? Afinal, se namorar determinada pessoa significa risco de quebrar a aliança com Deus, é uma tremenda fria! É bom pensar, repensar e orar. Um namoro santo começa com uma escolha certa! “Por acaso andarão duas pessoas juntas, se não estiverem de acordo?” (Am 3:3).

2. O propósito real do namoro:

Existe uma razão para namorar. A ideia de “namorar”, simplesmente por “namorar”, deve ser descartada. Por quê? Traga a sua mente o início da história humana: a união de um homem com uma mulher, por meio do casamento, conforme já dissemos, foi ideia de Deus. Foi ele quem disse: “Portanto, o homem deixará o seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher” (Gn 2:24). Não se apresse a ler este texto. Medite: O que Deus criou, aqui em Gênesis? O casamento, isso mesmo! Deus não criou o namoro. O namoro é o primeiro passo para o casamento. Se Deus nunca tivesse instituído o casamento, o namoro também não existiria.

“Ah! Mais então quando duas pessoas começam a namorar, elas são obrigadas a se casar?!”

Não, lógico que não. Quando duas pessoas começam a namorar, isso não significa, absolutamente, que irão se casar. Muitas coisas podem acontecer, durante o relacionamento, inclusive, o término dele. Entretanto, um namoro deve significar, pelo menos, que os envolvidos pensam em se casar. O namoro deve visar ao casamento. O conceito de “curtição” deve dar lugar ao conceito de “preparação”. Esse é o propósito real do namoro. É claro que isso não significa que a pessoa deva começar a namorar hoje e casar-se amanhã. Casamento é coisa séria. Todavia, deve, no mínimo, começar a pensar no assunto.


3. O objetivo cristão no namoro:

Todo cristão tem um objetivo, em sua caminhada: agradar a Deus. Sobre ele, Paulo disse aos irmãos de Corinto: “seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (I Co 10:31). Paulo está tratando de um assunto complicado, neste capítulo, desta carta endereçada aos crentes daquela cidade. Ele aproveita a ocasião para estabelecer uma regra geral para a conduta dos cristãos e aplicá-la a este caso particular. Ele ensina que o nosso alvo deve ser a glória de Deus, sempre! Veja a ênfase que Paulo dá: “tudo para a glória de Deus”. “Tudo” o que fizermos (e isso inclui o namoro), devemos antes perguntar “Deus será glorificado? Antes de participar desta atividade, poderei curvar a cabeça e pedir que o Senhor seja engrandecido por meio daquilo que estou prestes a fazer?”. Como cristão, devo fazer tudo para glória de Deus. Tenho uma responsabilidade. A questão então, não é encaixar minha vida espiritual com meu namoro, mas meu namoro à minha vida espiritual. Muitos pensam que orar no namoro é “caretice”; meditar na palavra então... Todavia, não se engane! Quem não tem tempo para isso no namoro, não terá também no casamento. Se Deus não é glorificado no namoro, não será também no casamento.




4. A sutil ameaça do namoro:

Um namoro é um relacionamento entre duas pessoas. Infelizmente, a maioria dos casais de namorados leva isso muito a sério e esquece o resto do mundo. As outras pessoas passam a ser meros coadjuvantes, no filme da vida dos dois, que só se preocupam um com o outro. Não são raras as vezes em que um casal começa a namorar e abandona seus amigos, ignora seus pais, deixa de lado seus irmãos – os da igreja e os sanguíneos - exige exclusividade irrestrita. Muitos são os que “terminam seus namoros e encontram quebrados os seus laços de amizade com os outros”. Isso é muito perigoso! Na Bíblia, encontramos um princípio muito importante sobre a maneira correta de mostrarmos amor uns pelos outros. Vejamos: “Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção” (Fp 1:9). A palavra “conhecimento” aqui indica os princípios espirituais que devem guiar os nossos relacionamentos uns com os outros. Apesar de o texto se referir ao “amor fraternal”, entre os crentes em Jesus, os casais de namorados não perderiam em nada se o aplicassem em seu relacionamento. O amor não pode ser cego, conforme é encarado e declamado no conhecimento popular; deve aumentar em conhecimento e percepção. Por isso, quem namora deve amar de forma inteligente! Não se afaste dos seus amigos, não ignore seus pais, não despreze seus irmãos.

5. O cuidado físico no namoro:

O namoro deve ter limites físicos muito bem estabelecidos. Pensemos num princípio bíblico relevante, neste sentido. A Bíblia diz: “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa” (I Ts 4:3-4 – NVI). Essa orientação do apóstolo Paulo é escrita numa época em que o mundo greco-romano era um verdadeiro caos sem lei. Parecia que a vergonha havia “sumido da terra”. A igreja surge dentro deste contexto pervertido. Orientações sobre a vida sexual precisavam ser dadas. Paulo mostra que o crente em Jesus deve saber controlar o seu corpo em santidade e honra. Mais que isso: ele indica a maneira, através de uma expressão interessante, no versículo 6: “e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão”. Atente para a palavra “defraudar”. Ela significa “despertar um sentimento ou desejo no outro que não pode ser licitamente satisfeito”, ou “ultilizar como se fosse sua a propriedade de outra pessoa”. É por isso mesmo que quem namora deve tomar cuidados físicos redobrados. Evitar a todo custo provocar o desejo sexual no outro através do contato físico exagerado ou por meio de roupas sensuais e etc. Intimidade sexual, sem compromisso sério, é “defraudar”. O corpo do (a) namorado (a) não pertence à namorada (o) enquanto eles não se casarem. Lamentavelmente, neste aspecto (e em muitos outros), a mídia faz um total desserviço. Vivemos numa época em que os “senhores” do mercado, os “poderosos” da mídia, querem nos convencer de que não podemos viver sem sexo. Eles o apresentam semelhante a mais um item numa prateleira de supermercado “a ser consumido”. Deste modo, dizer que praticar o sexo fora dos laços do matrimônio é “defraudar” soa meio “antiquado”. Mas não se esqueça: esse é o padrão de Deus. Ele é irrevogável. Portanto, é necessário obedecer-lhe.

Na sequência, continuando a nossa busca por princípios bíblicos que devem orientar o namoro, veremos o que deve, de fato, acontecer neste relacionamento.

"A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa". (I Ts 4:3-4 – NVI)

Aplicação e mudança de atitude

Quem namora, precisa aperfeiçoar a capacidade de se relacionar.

Você já ouviu falar em “namoro virtual”? Pois é, a cada dia que passa, cresce o número da lista de pessoas que se inscrevem em sites de relacionamentos, em busca de um “namoro” assim. Mas acontece que relacionamentos “exigem muita dedicação e habilidade”. São poucos os que estão interessados em desenvolvê-los com seriedade. O namoro virtual pode até ser “bom” para o bolso, mas priva “casal” de uma das maiores oportunidades oferecidas pelo namoro: a capacidade de aperfeiçoar os relacionamentos. É grande o número de pessoas que são relacionalmente um desastre. Tanto no ambiente familiar como em outros locais, são inseguras, afoitas ou até mesmo estouradas, explosivas. Quem não sabe se relacionar, só tem a perder. A Bíblia diz que duas pessoas juntas podem lucrar muito mais do que uma sozinha (Ec 4:9 – BV). Pois bem, o namoro pode ser “um período de grande crescimento e descoberta nesta área”.

Quem namora, precisa desenvolver a capacidade de se controlar.

O namoro tanto pode ser um tempo de muita bênção e alegria, quanto pode ser um período triste, a fazer parte de um passado a ser esquecido e enterrado. Tudo vai depender da forma com que é encarado. Quando o casal avança os limites estabelecidos por Deus, o risco do namoro se tornar um tempo de frustração é muito grande. É preciso autocontrole. Se quer agradar a Deus, quem namora, precisa desenvolver esta virtude. O ato de protelar a relação sexual até o casamento serve para isso. É pedagógico. Mostra que o “relacionamento e a verdadeira preocupação com o outro são mais importantes que a satisfação pessoal e a expressão sexual”. Quando esse princípio é levado a sério, o namoro se torna uma ótima oportunidade para se exercitar o autocontrole ou domínio próprio, uma das características do fruto do Espírito (Ef 5:23).

Quem namora, precisa aumentar a capacidade de se comunicar.

Quanto tempo o casal de namorados passa conversando? Geralmente, muito pouco. Isso é um sinal de alerta! Não adianta se iludir, se, no namoro, não existe diálogo, no casamento não existirá também. Em Provérbios, o “controle da boca” é uma virtude desejável a ser perseguida, pois o que controla a sua boca preserva a vida (13:3a). “Controlar a boca” não é ficar sem falar, mas falar na hora certa: “como é bom uma palavra na hora certa!” (Pv 15:23). Meditar no que responder: “O coração do justo medita sobre o que se deve responder” (Pv 15:28). Todas essas práticas precisam ser exercitadas no namoro: “Palavras suaves são como favos de mel, doçura para alma e saúde para o corpo” (Pv 16:24).

Você que está terminando de ler estas palavras, deve saber o quanto o casamento é importante para Deus. Sabe que ele deve ser uma união indissolúvel: “o que Deus uniu não separe o homem” (Mt 19:6b). Pois bem, o sucesso no casamento, depende, em muitos fatores, do sucesso no namoro. Então, se você for pai ou mãe, oriente seus filhos sobre o namoro segundo a vontade de Deus. Não tenha medo de falar! E, se você for jovem, ou uma pessoa que está namorando ou pensando em namorar, não adie: conduza seu relacionamento de acordo com os princípios das Escrituras Sagradas.

Vale a pena.


Notas:

[1] CARELLI, Gabriela. O sexo começa cedo e com ousadia: Estudos da Unesco mostra que a iniciação sexual dos brasileiros está mais precoce e os namoros, muito quentes. Disponível em: Revista Veja On line (http://veja.abril.com.br/130202/p_080. html) Acessado em 25\09\2009.

Fonte:
Departamento de Educação Cristã
Publicado por Paulo Cesar Amaral

16 comentários:

  1. Graça e Paz! Seu Blog é muito interessante! Dificilmente encontro conteúdo com preocupações tão pertinentes. Convenhamos, dá um pouco mais de trabalho não é? Falar sobre santidade nos relacionamentos com uma geração fútil como a nossa é bem complicado.

    Estou seguindo seu Blog, e aproveito para divulgar o http://recortecotidiano.blogspot.com . Será uma satisfação receber sua visita. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sua foto do perfil parece muito com o Pr. Júlio Fonseca do "Ida gospel", diria até que vocês são irmãos.

    ResponderExcluir
  3. Eder, obrigado pela visita e seguir o PC@maral.

    No caso do pastor, somos irmãos em Cristo, rsrsrsrsrsrsrsrs, irmãos em Cristo.

    Fui lá ver. Eu sou mais bonito! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Queria uma ajuda , estou preste a namorar , com alguem que não trabalha tem 17 anoos mais poreém muito temente a Deus e não isso que meus pais querem pra min , eles querem alguem com boa situação finaceira , oque eu faço ? me ajuda ?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo

    O texto em si já é uma grande ajuda.

    Não sei se vocês são cristãos. Se são, o meu aconselho é: procurar o pastor e pedir orientações.

    Se você não for cristã aconselho a ouvir a orientação de seus pais. Eles lhe amam e desejam o melhor para você. No caso da situação financeira, talvez estejam falando de alguem que já trabalhe e possa sustentar um familia.

    Creio que esta seja a melhor orientação que posso lhe dar.

    ResponderExcluir
  6. a paz a todos.
    tenho 22 anos, e estou conhecendo uma garota pela net (sou do nordeste e ela sul)... bom, a tempos tenho resistido a tentações, tento seguir ao maximo o que Deus me/nos ensina, e tenho conseguido,(determinei pra mim que só terei relações com aquela escolhida por Deus)... mas enfim.. ela eh bem mais nova que eu (15 anos), e estamos esperando em Deus (que está sempre a nos confirmar que estamos no caminho certo), tenho que esperar uns tres anos até ve-la... por enquanto estamos a 10(dez) meses "juntos".. sou criticado e motivo de chacota por esses dois motivos.. por ser virgem, esperar tanto por uma garota.. e tem outro.. por ela ser mais nova que eu. Mas bem.. isso nao me abala, vou até onde o Sr disser que tenho que ir. Amém!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo

    Esse é o caminho. Esperar, colocar nas mãos do Senhor e confiar Nele. Não creio que a diferença de idade atrapalhe. Eu casei com 24 anos e minha esposa tinha 16 e estamos casados há 28 anos.

    O problema que vejo é o da distância. Como moram em regiões diferentes e, bem distantes, vocês precisam orar bastante para não cairem em tentação. Se vocês se amam realmente Deus vai ajudar e abençoar suas vidas.

    Confie Nele e o mais Ele fará!

    Mantenham-se sempre debaixo da orientação do Senhor e não liguem para os comentários pois Deus é quem está no controle!

    Que Deus os abençoe e os façam prosperar em amor!

    ResponderExcluir
  8. Estou gostando de um menino e ele de mim, somos cristãos e da mesma igreja, estamos em propósito de oração para sabermos se é da vontade de Deus, oramos juntos quando ele vem na minha casa e tal, mas ultimamente temos tido muita vontade de nos beijar mas sabemos que ficar é pecado, então nos controlamos e estamos orando a um mês quase, o q devemos fazer? Será q já é a hora de começarmos a namorar? Me ajuda!

    ResponderExcluir
  9. pastor sou evangelico e estou me relacionando com uma garota catolica so que conheci uma garota somente conversei com ela que e evangelica tambem fiquei meio assustado pois ela tem vaias coisas em comum principalmemte de ter um relacionamento santo segundo a vontade de Deus ,eu perguntei para a garota que eu estou me relacionando se ela deixaria o catolicismo e ela disse que nao mais que isso nao interferia em nada e isso me deixo muito confuso !! pastor me de uma palavra pois quero fz a vontade de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia é clara sobre o jugo desigual (reveja no texto)... pode parecer besteira no namoro, mas se prosseguir para um casamento como ficam as coisas? Por exemplo, a criação dos filhos, entre outros pontos. Temos que lembrar que nossa fé não se separa da nossa vida, tudo o que fazemos deve ser regido pelos princípios de nossa fé. Se vocês têm fé/princípios distintos, por quais princípios serão guiados no casamento? Ou, pelos princípios de quem? No fim, alguém terá que abrir mão de seus princípios.


      Respondendo muito tempo depois, pq ainda pode ser útil para alguém...

      Excluir
  10. Fico muito triste pois estava conversando com um rapaz , falou que é da igreja mais infelizmente quer somente o benefício de ter intimidade mas pagar o preço de ter um namoro segundo a vontade de Deus não quer ,o que me deixou muito chateada e em geral está assim ,sou divorciada tenho um filho de 4 aninhos quero recomeçar com alguém queira fazer primeiro a vontade de Deus uma guerra mas acredito que ele vai me preparar ��

    ResponderExcluir
  11. Pastor, boa tarde.
    Sou nova convertida, mas tenho a convicção do Deus que quero servir. sinto-me cada dia mais renovada no amor de Deus. Eu e um varão estamos orando, ele é um homem q de fato busca seguir os ordenamentos do nosso Criador. Eu tenho feito minha parte buscando conhecer mais a palavra e seguindo conforme a vontade de Deus. Mas, ás vezes fico sem saber como agir na condução de nossas conversas. Pensei em perguntar se poderíamos orar juntos, mas ñ sei se devo fazer isso. Também tenho preocupação sobre a idade, eu tenho 40 e ele tem 35. Por favor, me dê uma orientação. Gratidão!

    ResponderExcluir
  12. Pastor, boa tarde.
    Sou nova convertida, mas tenho a convicção do Deus que quero servir. sinto-me cada dia mais renovada no amor de Deus. Eu e um varão estamos orando, ele é um homem q de fato busca seguir os ordenamentos do nosso Criador. Eu tenho feito minha parte buscando conhecer mais a palavra e seguindo conforme a vontade de Deus. Mas, ás vezes fico sem saber como agir na condução de nossas conversas. Pensei em perguntar se poderíamos orar juntos, mas ñ sei se devo fazer isso. Também tenho preocupação sobre a idade, eu tenho 40 e ele tem 35. Por favor, me dê uma orientação. Gratidão!

    ResponderExcluir
  13. Louvado seja Deus pela sua vida pastor. A qual fez esse texto com orientações e explicações, fico muito triste com minha geração a qual parece que não quer viver os princípios bíblicos alguns até dizem que não concordam com tudo oque a bíblia diz , mas eu quero fazer diferente. Estou namorando a 11 meses e busco fazer a vontade de Deus, eu vejo propósito de Deus no meu namoro, sinto que meu pastor não gosta muito do meu namorado e fico preocupada em estar cega , mas sempre oro pedindo a Deus para abrir minha visão, e mesmo orando orando e orando continuo vendo propósito de Deus.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.