Wayne Grudem e Apocalipse 3:5


Em Apocalipse 3.5, diz Jesus: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida”.

Alguns sustentam que, dizendo isso, Jesus sugere que é possível que ele venha a apagar os nomes de algumas pessoas do Livro da Vida, pessoas que já tinham seus nomes escritos ali e que portanto já estavam salvas. Mas o fato de Jesus afirmar enfaticamente que não fará algo não pode ser usado para pregar que fará a mesma coisa nos outros casos! O mesmo tipo de construção grega é usada para exprimir uma negação enfática em João 10.28, onde Jesus diz: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão”.

Isso não significa que algumas das ovelhas de Jesus não ouvem a sua voz nem o seguem, e por isso perecerão; afirma simplesmente que as suas ovelhas com certeza não perecerão. Do mesmo modo, quando Deus diz – “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5) – não sugere que deixará ou abandonará outras pessoas; apenas declara enfaticamente que não deixará nem abandonará o seu povo. Ou, numa analogia ainda mais próxima, de Mateus 12.32, Jesus diz: “Se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir”.

Isso não significa que alguns pecados serão perdoados no porvir (como alegam os católicos romanos para sustentar a doutrina do purgatório) – isso não passa de um erro de raciocínio: dizer que algo não irá acontecer no porvir não implica que pode acontecer no porvir!

Do mesmo modo, Apocalipse 3.5 é apenas uma firme garantia de que aqueles que estiverem trajando vestes brancas e que permanecerem fieis a Cristo não terão os seus nomes apagados do Livro da Vida.
Comentário de PC@maral no Cinco Solas:

"Aquele que perseverar até o fim esse será salvo"

Esquecemos, muitas vezes, que Jesus fala de crentes fiéis, que praticam seus ensinamentos e permanecem firmes fazendo a Sua vontade. Esses tem seu nome assegurados no Livro da Vida.

Algumas pessoas discutem e debocham: "Deus vai ficar escrevendo e apagando meu nome toda vez que eu pecar?" - Se permanecer em pecado riscará!

Lembra o que Deus disse a Moisés em Êxodo 32:31-33

"Tornou Moisés ao SENHOR e disse: Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste. Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim."

E o que Deus disse a Ezequiel?

"A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto.
Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá." Ezequiel 18:20-24

E aos efésios?

Por esse motivo "(...) vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor." Efésios 5:15-17

E a recomendação a todos nós?

"Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor." Mateus 24:42

Não é à toa que a Bíblia está cheia dessas recomendações.

"Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo." Mateus 24:13

Se o fim chegar, com a minha morte fisica ou com a volta de Jesus, muito bem, glórias a Deus. O que realmente importa é permanecer fiel como Ele é fiel. E se permanecermos firmes fazendo a Sua vontade Ele nos concederá a vitória e nos dará a coroa da vida!

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham." Apocalipse 14:12-13

Ao que VENCER!

"O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." Apocalipse 3:5

Que Deus nos abençoe!

***

Fonte: Wayne Grudem In: Teologia Sistemática via Cinco Solas - Comentários adicionais PC@maral

2 comentários:

  1. Pela perseverança dos santos, todos aqueles que verdadeiramente nasceram de novo serão guardados pelo poder de Deus e perseverarão como cristãos até o final da vida, e só aqueles que perseverarem até o fim realmente nasceram de novo. [Waine Grudem Teologia Sistematica capitulo 40 pág 659]

    No texto ele, Grudem, fala de crentes fiéis, firmes, e perseverantes, que praticam a vontade de Deus. Estes, tem garantido por Deus, por meio de Jesus Cristo a salvação. E jamais Ele riscará o nome do Livro da Vida.

    Mas, por outro lado, os que não permanecerem fiéis, firmes e perseverantes: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." Mateus 7:21

    Perseverai até o fim:

    "(...)Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Apocalipse 2:10

    "Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." Apocalipse 3:11

    Deus nos abenççoe!

    ResponderExcluir
  2. Paulo Cesar,

    Apenas para não sermos, digamos, tão seletivos quanto aos comentários, indico o link para minhas respostas ao seu comentário.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.