quarta-feira, 10 de março de 2010

Wayne Grudem e Apocalipse 3:5


Em Apocalipse 3.5, diz Jesus: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida”.

Alguns sustentam que, dizendo isso, Jesus sugere que é possível que ele venha a apagar os nomes de algumas pessoas do Livro da Vida, pessoas que já tinham seus nomes escritos ali e que portanto já estavam salvas. Mas o fato de Jesus afirmar enfaticamente que não fará algo não pode ser usado para pregar que fará a mesma coisa nos outros casos! O mesmo tipo de construção grega é usada para exprimir uma negação enfática em João 10.28, onde Jesus diz: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão”.

Isso não significa que algumas das ovelhas de Jesus não ouvem a sua voz nem o seguem, e por isso perecerão; afirma simplesmente que as suas ovelhas com certeza não perecerão. Do mesmo modo, quando Deus diz – “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5) – não sugere que deixará ou abandonará outras pessoas; apenas declara enfaticamente que não deixará nem abandonará o seu povo. Ou, numa analogia ainda mais próxima, de Mateus 12.32, Jesus diz: “Se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir”.

Isso não significa que alguns pecados serão perdoados no porvir (como alegam os católicos romanos para sustentar a doutrina do purgatório) – isso não passa de um erro de raciocínio: dizer que algo não irá acontecer no porvir não implica que pode acontecer no porvir!

Do mesmo modo, Apocalipse 3.5 é apenas uma firme garantia de que aqueles que estiverem trajando vestes brancas e que permanecerem fieis a Cristo não terão os seus nomes apagados do Livro da Vida.
Comentário de PC@maral no Cinco Solas:

"Aquele que perseverar até o fim esse será salvo"

Esquecemos, muitas vezes, que Jesus fala de crentes fiéis, que praticam seus ensinamentos e permanecem firmes fazendo a Sua vontade. Esses tem seu nome assegurados no Livro da Vida.

Algumas pessoas discutem e debocham: "Deus vai ficar escrevendo e apagando meu nome toda vez que eu pecar?" - Se permanecer em pecado riscará!

Lembra o que Deus disse a Moisés em Êxodo 32:31-33

"Tornou Moisés ao SENHOR e disse: Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste. Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim."

E o que Deus disse a Ezequiel?

"A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto.
Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá." Ezequiel 18:20-24

E aos efésios?

Por esse motivo "(...) vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor." Efésios 5:15-17

E a recomendação a todos nós?

"Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor." Mateus 24:42

Não é à toa que a Bíblia está cheia dessas recomendações.

"Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo." Mateus 24:13

Se o fim chegar, com a minha morte fisica ou com a volta de Jesus, muito bem, glórias a Deus. O que realmente importa é permanecer fiel como Ele é fiel. E se permanecermos firmes fazendo a Sua vontade Ele nos concederá a vitória e nos dará a coroa da vida!

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham." Apocalipse 14:12-13

Ao que VENCER!

"O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." Apocalipse 3:5

Que Deus nos abençoe!

***

Fonte: Wayne Grudem In: Teologia Sistemática via Cinco Solas - Comentários adicionais PC@maral

2 comentários:

  1. Pela perseverança dos santos, todos aqueles que verdadeiramente nasceram de novo serão guardados pelo poder de Deus e perseverarão como cristãos até o final da vida, e só aqueles que perseverarem até o fim realmente nasceram de novo. [Waine Grudem Teologia Sistematica capitulo 40 pág 659]

    No texto ele, Grudem, fala de crentes fiéis, firmes, e perseverantes, que praticam a vontade de Deus. Estes, tem garantido por Deus, por meio de Jesus Cristo a salvação. E jamais Ele riscará o nome do Livro da Vida.

    Mas, por outro lado, os que não permanecerem fiéis, firmes e perseverantes: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." Mateus 7:21

    Perseverai até o fim:

    "(...)Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Apocalipse 2:10

    "Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." Apocalipse 3:11

    Deus nos abenççoe!

    ResponderExcluir
  2. Paulo Cesar,

    Apenas para não sermos, digamos, tão seletivos quanto aos comentários, indico o link para minhas respostas ao seu comentário.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Me reservo ao direito de não publicá-los caso o conteúdo esteja fora do contexto, ou do assunto, ou seja ofensivo ao autor do texto.