"Lua Nova" e a imbecilização de jovens e adolescentes

Por Alan Brizotti


Assisti ao "filme" do momento para jovens e adolescentes "Lua Nova", a continuação da tal "saga" intitulada "Crepúsculo". Um lixo. O tal "filme" é um retrato da adolescência e juventude da atualidade: pálida, melancólica, depressiva, suicida e absurdamente vazia. Uma mistura idiotizada de vampirinhos e lobinhos (assim no diminutivo, porque os vampiros e lobos dos outros filmes devem estar furiosos...). Resumindo, de "nova" essa lua não tem nada.

Fiquei perplexo com o nível de imbecilização dos adolescentes e jovens da atualidade. Os livros dessa "saga" batem recordes de vendas, inclusive entre jovens e adolescentes ditos cristãos, evangélicos, sei lá... Aqui a coisa só piora, pois os adolescentes e jovens evangélicos detestam ler, a Bíblia então, pior ainda, a desculpa é: "não consigo entender os textos bíblicos", ou a tradicional "falta emoção". Essa mesma juventude que abre mão da leitura substancial acaba engrossando as fileiras dos leitores dessa "literatura do prozac". Vai entender...

O filme é pobre, atuações risíveis, melancolia por todos os lados. Não há nem mesmo o glamour característico dos antigos filmes do gênero. A receita é simples: livros e filmes razos para mentalidades mais razas ainda. E isso vende. E como o mercado é o deus deste século, tá tudo em casa. Essa juventude e adolescência chafurdando no lodo emo do vazio adora aquele tipo de paisagem e de "relacionamento". É por isso que vivemos um tempo histórico tão pobre no que tange à arte, beleza e poesia. Somos uma geração orfã de genialidade. Condenados à mediocridade. Vivendo à mercê dos gostos de uma indústria da porcaria. Sartre estava certo: "O inferno são os outros".

Esses dias li uma pergunta que ouso deixar no ar: "Se você não existisse, que falta faria?"
Comentário PC@maral

Assisti, por esses dias, este filme, em casa. Não gostei muito do primeiro, e do segundo odiei. Que tédio, que melancolia, confesso que minha paciência me fez tolerar até a sua metade, e olhe que foi muito. Mas, por insistência de minha filha e esposa, [que amam esses filminhos “água com açúcar”], continuei assistindo, não por muito tempo, logo “chutei o balde”, chega! Tinha medo de que, se continuasse eu “emburreceria totalmente”, sentia minha inteligência sendo minada, pensei eu.

Mas, uma cena me chamou atenção, no primeiro filme, e mais ainda neste, a insistência da protagonista, Bella Swan [Kristen Stewart], em se transformar em vampiro. Ela estava disposta a perder sua alma para viver nas trevas ao lado de um demônio. O que assusta, é ver, e ouvir, muitos jovens cristãos suspirarem por isto, eles sussurram, “ah... que coisa linda! Que amor”

Esquecem completamente, ou melhor, não conhecem as palavras de Jesus: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” Mateus 16:26

Deus nos deu a vida e nos fez à Sua imagem e semelhança, e a personagem do filme, totalmente perdida de valores, morais, espirituais, trata como nada esse dom. Ela não tem nenhuma consciência de que existe Deus.

Sei que é um filme, obra de ficção, mas até que ponto, esse “filme” e essa “obra de ficção” está penetrando no coração de nossos jovens?

Transcrevo aqui, parte do comentário do Esli Soares e acrescento alguns pitacos:

Além de gastarem tempo (e dinheiro) – [poderiam estar lendo a Bíblia] - com inutilidade e incentivarem o erro (do escritor e dos futuros leitores) – [poderiam, com a leitura bíblica crescer na graça e no conhecimento de Jesus] - perdem os referenciais [princípios bíblicos básicos para a vida do homem] e empobrecem o espírito [tornam-se crentes rasos e superficiais].
...
Que Deus nos ajude e abençoe a todos!

***

Fonte: Blog do Prof Alan Brizotti divulgado e comentado aqui no PC@maral

Um comentário:

  1. Parabéns pela crítica
    concordo plenamente!

    K.Cruz via diHITT

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.