Qual é o pecado imperdoável?

Várias passagens bíblicas falam de um pecado que não será perdoado. Jesus diz Mt 12.31-32, e Mc 3.29; Lc 12.10. Essas passagens talvez falem do mesmo pecado, talvez de pecados diferentes; para decidir, é preciso fazer um exame das passagens dentro dos seus contextos. Há ainda textos como Hb 6:4-6, 10:26-27; I Jo 5:16-17.

Dentre muitas explicações, a explicação coerente com a Bíblia é encontrada na interpretação correta de Mt 12.31-32, e Mc 3.29 e Lc 12.10, ou seja, o pecado que não tem perdão é aquele em que a pessoa rejeita e calunia maliciosamente e deliberadamente a obra do Espírito santo em seu testemunho de Cristo e na atribuição dessa obra a Satanás.

O contexto desses textos indica que Jesus fala de um pecado que não é simplesmente de incredulidade ou rejeição a Cristo, mas que inclui: (1) o claro conhecimento de quem é Cristo e do poder do Espírito Santo que age por meio dele, (2) a rejeição deliberada dos fatos sobre Cristo que seus oponentes sabiam ser verdadeiro e (3) a calúnia atribuída da obra do Espírito Santo em Cristo ao poder de Satanás.

***

Fonte: Teologia Sistemática de Wayne Grudem, Ed. Vida Nova

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.