O Evangelismo Pessoal


“Evangelizar é um mendigo dizer a outro mendigo onde conseguir alimento
O episódio dos dois leprosos, que disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei, (II Reis 7:9), demonstra bem o assunto, eles entraram no arraial dos sírios, encontrando grande fartura, numa época de fome na cidade, esta é, realmente uma ilustração viva do que é evangelizar.

Daí poder se dizer que evangelização é a ação de comunicar o evangelho, visando levar perdidos a Jesus para que sejam por ele salvos. Quando aqueles leprosos resolveram entrar na cidade e anunciar as boas noticias de que já havia pão para a sua fome, eles fizeram exatamente aquilo que temos que fazer com o mundo faminto de Deus.

A técnica da evangelização é ação. Ação que realiza. A palavra evangelizar é diferente de a palavra pregar. Nem toda pregação pode ser evangelização. Dois textos, entre outros, podem mostrar o caráter da ação: Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos – e Atos 10:36-38 - Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos. Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou, como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. Aqui vemos a menção de evangelização acompanhada de certas realizações.

A idéia fundamental de evangelização é de passar o evangelho para alguém, de tal maneira que a pessoa viva por ele. Desse modo, deve-se entender que evangelizar é muito mais do que um mero ato de proselitismo ou comunicação de preceitos que expressam a crença de religiões e de seita. Em outras palavras, no ato da evangelização, a pessoa absorve o evangelho e ele passa a fazer parte da sua vida.

***

PC@maral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.