Carisma e Caráter na Igreja de Cristo - A Busca pelo Equilibrio

Quando se fala em espiritualidade, ou alguém, tem a pretensão de “medir” se um irmão é mais ou menos espiritual do que o outro; geralmente, isso acaba gerando uma grande polêmica, além de estar desobedecendo a Deus quando Ele nos orienta que: (...) digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm 12:3). A história do cristianismo nos mostra que, durante seus dois mil anos, foi marcada por momentos de grande fervor espiritual e, por outros não tão fervorosos assim e até de extrema frieza espiritual.

A prática da fé cristã nestes últimos tempos tem se apresentado de duas formas distintas: cristãos mais fervorosos e cristãos menos fervorosos. Se a manifestação da fé cristã se mantivesse assim, desta forma, seria ótimo. O grande problema é que os cristãos, talvez por falta de conhecimento da Palavra de Deus, começam a se ofender e a se julgar uns aos outros, não pelo conteúdo doutrinário ou dogmático, mas em razão da maneira como cada irmão manifesta sua espiritualidade.

Os que valorizam e são mais abertos ao poder do Espírito Santo (carismas) julgam os que não são muito favoráveis à manifestação espontânea do poder de Deus, acusando-os de serem crentes frios e até incrédulos. Já, aqueles que valorizam mais o Fruto do Espírito (caráter), além de darem menos importância às manifestações do poder de Deus e de se considerarem mais éticos e corretos em seus procedimentos de vida, acusam aqueles irmãos que se acham mais avivados, considerando-os crentes ignorantes na Palavra de Deus e até mesmo os chamam de fanáticos. Essa visão espiritual errada que ambos os grupos têm gera uma grande polêmica que tem destruído a comunhão e a fé de muitos irmãos.

Esta série de estudos que será publicada no PCamaral sobre “carisma e caráter” teve por motivação, questões colocadas por alguns crentes na igreja, e, também, por sugestões de outros. Por ser um assunto delicado, prometo tratar desse tema com todo o cuidado e respeito para com as mais variadas opiniões, e ao mesmo tempo procurar ser firme no momento de definir as questões mais polêmicas, Como não poderia ser diferente, a base de toda argumentação dos textos é inspirada por Deus, através da Sua Palavra, tendo a mínima interferência possível de opinião pessoal.

O objetivo principal é o de contribuir para o amadurecimento da espiritualidade do leitor e ampliar a visão sobre a diversidade das ações de Deus na Igreja de todo o mundo, assim como incentivar a busca do equilíbrio entre “carisma” e “caráter” na prática da fé cristã no nosso dia-a-dia.

Que possamos crescer na fé tendo como objetivo a estatura espiritual de Jesus Cristo.

***

PCamaral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.