Quanto Poderá Custar Uma Má Decisão?

“Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó” (Gn 25:32-33).

Ele era um homem importante na sociedade de sua época, um caçador com habilidades singulares e fazia parte da família mais importante da nação que mais tarde se chamaria Israel. Suas habilidades com a caça atraiu a “maior parcela” de amor do seu velho pai (Gn 25:28). O homem afortunado do qual estamos falando, chamava-se Esaú. Tendo ele o direito de primogenitura, seria somente uma questão de tempo para o mesmo se tornar um exímio administrador dos bens da família. Toda submissão e respeito seriam focados na sua pessoa. Teoricamente, podemos dizer que Esaú estava “com a faca e o queijo na mão”. Porém, havia alguém “de olho” no seu “queijo”.

O sucesso tem lá suas vantagens, mas também, tem os seus perigos! Desse modo, Esaú atraiu as atenções e a cobiça do seu irmão mais novo, Jacó. Este maquinava dia e noite um modo de arrebatar para si, de uma vez por todas, todo o prestígio e herança do seu irmão. Até que um dia, ele decidiu tirar o seu astucioso plano do “armário” da teoria e o expôs na “prateleira” da prática, como descreve o versículo 29: Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú. A partir daqui, a história começa a descambar para um desastroso final, gravadas com as tintas de uma decisão impensada. É a luta desigual de um faminto contra um astuto em ótimas condições físicas; da insensatez contra a esperteza; de um corpo abatido contra um cérebro maquiavélico; de um olfato aguçado contra um cheiro tentador.

Não se engane, estão de olho em você. Pode ser que você ainda não tenha percebido, mas os agentes do deus deste século, que são peritos em “tramóias”, estão maquinando um plano para derrubá-lo em um momento de distração. Isso mesmo, eles querem tirar o seu prestígio e a sua herança. Eles almejam matar a sua fé e enterrá-la num lamaçal de descrença e ódio. Tenha muito cuidado com o esmorecimento espiritual. Uma fé anêmica é resultante de uma vida sem vigilância, sem oração, sem consagração e sem exame da palavra. Esteja atento com as propostas sedutoras do mundo. A propósito, após declarar a sua fome desenfreada, Esaú ouviu do irmão a sugestão: … Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura (v.31).

Diante de tudo isso, surge uma pergunta um tanto pessoal: Você consegue se imaginar na “pele” de Esaú? Entende que é alvo do grande amor do Pai (Deus)? Concorda que faz parte da família (igreja) mais importante da terra? Reconhece que é um completo afortunado com a riqueza mais excelente (salvação)? O problema de Esaú consistia em não dar o devido valor a tudo o que tinha: … Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? (v.32). Por isso, tomou a insensata decisão de trocar, por um prato de lentilhas, a sua primogenitura (vv.33,34).

É até absurdo imaginar alguém trocando toda uma fortuna por um prato de comida. No entanto, é o que acontece diariamente. Quantos não abandonam os princípios divinos pela corrupção e deixam de acumular tesouros no céu para se deliciarem com os da terra? Quantos não abandonam a honra de uma vida santa pela sedução da imoralidade sexual? Há muitos que já não prezam pelo valor que têm e, infelizmente, estão propensos a se contaminarem com os “manjares” ilícitos. Uma má decisão poderá custar a perda de toda uma herança eterna e impedir a concretização de um futuro glorioso.

Que a saborosa ilusão das “lentilhas” jamais afete o seu coração e nunca mude a sua visão espiritual. Seja sábio em suas decisões! Não troque os valores eternos pelos efêmeros.

***

Fonte: Devocional de autoria do missionário Jailton Souza compartilhado no PC@maral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.