Hábeis na Palavra de Deus

“Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.” (Esdras 7:10)

Nos tempos de Esdras, nem todo mundo saiba ler e escrever. Aqueles que sabiam geralmente eram escribas. Escribas normalmente trabalhavam para o governo, mantendo registros escritos e sendo responsáveis por questões administrativas.

Um escriba era também um intelectual e uma figura política. Esdras era tudo isso e muito mais. Esdras foi um escriba que estudava as leis de Deus, era conhecido porque “era escriba hábil na lei de Moisés” (7.6), em referência aplicou quando ensinava o povo. Esdras amava a Palavra de Deus. Ele havia preparado seu coração para “buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e seus juízos” (7.10).

Nem é preciso dizer que estudar a Palavra de Deus sem obedecer a ela é perda de tempo. Jesus disse que pessoas que o ouvem e não lhe obedecem são como quem constrói sua casa na areia. Quando a tempestade vem, as casas são destruídas. Em contraste, aqueles que se interessam em estudar e obedecer à sua palavra são como pessoas que constroem suas casas com fundações firmes na rocha. Nada poderá derrubar aquela casa (Mt 7.21-27).

Observe a sequência em que Esdras 7.10 – buscar, cumprir e ensinar. Seu estilo de vida virá daquilo que você buscar e da obediência àquilo que descobrir. Na medida em que praticamos os ensinamentos práticos de Deus aprendidos em nosso manual de instruções – ensinaremos através do nosso exemplo e das nossas palavras. Deus pode fazer de nós hábeis na Palavra para ele.

Esdras coloca grande ênfase na leitura em voz alta (Ne 8.2,3). Ele lia para todos aqueles que podiam entender – crianças, adolescentes e adultos. A leitura acontecia “desde a alva até o meio dia” (Ne 8.3) – e, ainda assim, conseguia manter a atenção de todos. Depois disso, os lideres levitas explicavam claramente o significado do que havia sido lido, ajudando as pessoas a entenderem cada passagem.

É assim que deve ser. Leia, marque, aprenda e , secretamente, em seu pensamento, medite nas escrituras e, depois, ajude outras pessoas a fazerem o mesmo. Também ouça atentamente aqueles que estão a sua frente nesse propósito e aprenda com os ensinamentos deles. Os resultados para Israel foram dramáticos. Eles choraram pelos seus pecados, mas foram encorajados a encontrar alegria no entendimento renovado da Palavra de Deus (Ne 8.9-12).

Que privilégio para todos nós podermos ser hábeis na Palavra para Deus, trazendo nossas habilidades para nos sustentar enquanto buscamos, cumprimos e ensinamos a Palavra de Deus!

Fonte: Bíblia de Estudo Diário da Mulher | Compartilhado no PCamaral

Nenhum comentário:

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.