A Vinda de Jesus


Uma das verdades mais solenes, e não obstante mais gloriosas, reveladas nas Escrituras Sagradas; é a da segunda vinda de Cristo, para completar a grande obra da redenção. A segunda vinda de Cristo é a grande esperança da Igreja. Será literal, pessoal e visível. Nosso propósito neste estudo é o de averiguarmos biblicamente os ensinamentos sobre a volta de Jesus.


A promessa de Sua segunda vinda

1 - Afirmada pelo próprio Jesus (Jo. 14:1-3):

Ao enfrentar a crise final de Sua vida na Terra e a separação de Seus discípulos, Cristo fez essa gloriosa promessa para encorajamento dos que o seguissem no decorrer dos séculos. Esta é uma das 318 vezes que a Segunda Vinda de Cristo é mencionada no Novo Testamento (veja ainda outros testemunhos de Jesus: Mt. 24:30; 26:64).

2 - Confirmada pelos Anjos (Atos 1:8-11):

Jesus havia sido morto, ressuscitado, já há quarenta dias, e deixa, agora, as últimas instruções no Monte das Oliveiras e sobe ao céu, tendo como testemunhas os seus apóstolos, repentinamente suas mentes voltaram para a terra pela aparência de dois varões (anjos) que também afirmaram que Jesus voltaria da mesma forma como subiu aos céus. As Escrituras dizem-nos que os anjos o acompanharão na sua volta. Certamente eles sabiam a esse respeito e que seu testemunho é confiável.


3 - Pregada pelos Apóstolos (Atos 3:20; I Tm. 6:14; II Pd. 3:3-13):

O apóstolo Pedro é muito enfático tanto quanto a volta do Senhor como ele refuta aqueles que a negam. O apóstolo Paulo, mais do que os outros apóstolos, ensinou e regozijou na certeza da volta do Senhor (I Ts. 5:1-10; 4:13-17). João acrescenta a sua voz a muitas testemunhas sobre a Segunda Vinda de Cristo à Terra (Ap. 1:7; I Jo. 2:28; 3:2).

Como virá Jesus Cristo?

Uma descrição completa da volta do Senhor é impossível. Neste evento, nosso Senhor glorificado irá manifestar-se de um modo inusitado. A volta de Cristo irá evidentemente transcender todos os acontecimentos até então experimentados no espaço e no tempo. Porém as Escrituras oferecem muitos detalhes referentes à maneira da volta do Senhor. Aqui veremos algumas poucas descrições da sua vinda.

1 - Ele virá de forma visível e pessoal (Ap. 1:7,8):

Da mesma forma como subiu aos céus ele virá novamente (Atos 1:9-11). Uma pessoa não precisará adivinhar sobre a sua vinda, pois ela será universal (Mt. 24:27). Aqueles que estiverem vivos na terra O verão.

2 - Ele virá com as nuvens (Mt. 24:30):

As nuvens têm sempre tido um lugar especial na obra redentora de Deus: a) Deus veio ao Monte Sinai numa nuvem (Êx. 24:16); b) Ele também veio ao Monte da Transfiguração numa nuvem (Mt. 17:5); c) Na sua ascensão, foi recebido por uma nuvem (Atos 1:9); d) Ele retornará numa nuvem com poder e grande glória.

3 - Ele virá acompanhado de Seus santos anjos (Mt. 25:31; Jd. 14):

Quando Jesus vier outra vez será a marcha triunfal de um rei conquistador (II Ts. 1:7). A primeira vez Ele veio em humildade, a segunda vez será gloriosa, pois além do esplendor e grande glória, será, ainda, acompanhado por milhares de milhares de anjos celestiais.

4 - Com grande alarido (Mat.24:31):

O Senhor descerá do céu com um alarido. Isto é traduzido como “um grito de comando”, “um alto clamor de convocação”. Exatamente como será este clamor ou alarido nós não sabemos. Paulo também afirma que a vinda de Cristo será anunciada pela trombeta de Deus. Como voz do arcanjo chama aqueles que estão vivos, a trombeta pode ser usada para levantar os santos da morte. Juntos, eles serão reunidos nas nuvens “a encontrar com o Senhor”.

Para o que virá Jesus Cristo?

Na sua vinda, Cristo irá completar os propósitos redentores de Deus através dos séculos. Todos os inimigos de Deus, o pecado, a morte e o diabo, serão removidos do mundo de Deus e uma nova ordem será estabelecida, na qual os propósitos originais de Deus para a humanidade e a criação vão ser finalmente concretizados. Vejamos, então, alguns motivos na Bíblia, pelos quais Jesus virá novamente:

1 - Para coroar os que O esperam para salvação (II Tm. 4:7,8):

Aqui o apóstolo Paulo, já velho, confessa ter acabado a carreira e que aguarda com grande esperança a coroa da justiça, ou ainda, a recompensa que o Senhor, isto é, o Justo Juiz dará naquele dia a todos que amaram a sua vinda, os que aguardaram com amor e esperança a sua vinda.

2 - Para trazer a imortalidade ao salvos (I Co. 15:51-58):

Nem todos os cristãos “dormirão” ou morrerão, antes da segunda vinda. Os que estiverem vivos quando Cristo retornar serão transformados. Quando a trombeta soar, o cristão falecido será ressuscitado incorruptível, já não sujeito à corrupção, e os que estiverem vivos receberão corpos espirituais. A vida na era porvir requer uma natureza incorruptível e imortal, a qual nos será dada pelo Redentor.

3 - Para ressuscitar os salvos e arrebatar sua Igreja (I Ts. 4:16,17):

“Primeiro”, aqui, não se refere a uma ressurreição seguida mais tarde por outra. Significa que os cristãos falecidos se levantarão antes que os vivos deixem a terra. Eles definidamente participarão da “Parousia” (vinda de Jesus) juntamente com os vivos. Será uma coisa simultânea. Ao mesmo tempo que os mortos ressuscitam, os vivos são transformados e juntos serão arrebatados para encontrar o Senhor nos ares.

4 - Para recompensar os fiéis (Mt. 25:34):

A palavra “benditos” designa os cristãos que, agora, são objetos de benção de Deus. Os benditos devem possuir por herança o reino de Deus, que está preparado desde a criação do mundo.


5 - Para trazer juízo sobre a Terra (Mt. 25:41):

Na ocasião da sua vinda, o Senhor Jesus apartará os justos dos malditos da maneira como um pastor separa as ovelhas dos cabritos. Os que forem apartados como “malditos” serão julgados e condenados à morte eterna (II Tm. 4:1; Atos 17:31). Todos se apresentarão diante dele na sua volta.

O tempo da vinda de Jesus Cristo

Desde o dia que Cristo subiu para o Pai, os homens têm estado especulando o tempo de sua volta. Os cristãos em Tessalônica estavam certos de que ele viria em sua vida (II Ts. 2:2,3). A Bíblia é muito clara quanto à certeza da segunda vinda de Cristo. A coisa que não está revelada é a data de sua volta. O Senhor tornou claro esta questão de marcar datas dizendo que ninguém sabia o dia e hora de sua vinda (Mc.13:32; Atos 1:7).

Ao responder à pergunta feita pelos seus discípulos acerca da sua vinda (Mt. 24:3), Jesus fala de um tempo precedente à sua volta, caracterizado por quatro condições gerais: 1) Apostasia religiosa (Mc. 13:5,6); 2) Guerras e conflitos entre as nações (Vs.7,8); 3) Perseguição e testemunho mundial da Igreja (Vs.9-13); 4) Distúrbios da ordem natural (Vs.24,25).

Não devemos tentar criar um esquema detalhado dos acontecimentos dos últimos dias e prever assim a data e a hora da volta de Jesus. Nenhum estudo dos sinais removerá a surpresa, nem mesmo entre os fiéis (Mt. 24:44). Tudo que o homem precisa saber é como estar pronto para a volta do Senhor. O fator realmente importante é a nossa atitude moral: o que somos, nossa vontade de obediência ao Senhor e de encorajar outros a terem essa mesma obediência.

Como aguardar a vinda de Jesus Cristo?

Em vista da certeza da volta de Cristo, a questão deve ser feita: Qual deve ser a responsabilidade do cristão para com isto? Muitos cristãos professam esta doutrina mas, na verdade, não estão preparados de fato para a Sua vinda (Mt. 25:1-13). Vejamos algumas qualidades esperadas daqueles que aguardam a vinda do Senhor:

1 - Separados do mundo (Tt. 2:12-13):

Segundo Paulo devemos viver uma vida devota no presente e esperar ansiosamente a consumação da esperança cristã. O objetivo positivo dos cristãos no presente mundo é "viver sóbria, e justa, e piamente". Três advérbios que descrevem o relacionamento do cristão consigo mesmo, com seu próximo e com Deus. Pessoalmente ele leva a vida a sério, controlando suas paixões e desejos. Com referência aos outros, ele é justo, digno de confiança. Com referência a Deus, é genuinamente devoto.

2 - Vivendo uma santidade pessoal (II Pd. 3:14):

Pedro considera o fim certo da ordem mundial presente como um incentivo para vidas de santidade e piedade. No decorrer de todo o Novo Testamento, a vinda de Cristo é apresentada como motivação para uma vida reta, imaculada e irrepreensível. Esta santidade pessoal inclui: Sinceridade (Fl. 1:10,11). Sobriedade (I Ts. 5:2-6). Integridade (I Ts. 5:23). Generosidade de mente, ou seja, moderados (Fl. 4:5). Paciência (Hb. 10:36,37). Esta paciência é uma firmeza, uma segurança até o fim, esperando por sua vinda.

3 - Vivendo em vigilância (Mt. 24:42):

O Novo Testamento menciona a palavra “vigiar” para a volta do Senhor cerca de 50 vezes. Vigilância por parte de um cristão indica fé. Ele crê que o seu Senhor está voltando. Portanto ele está vigiando e esperando. Vigilância indica estar preparado para sua vinda (II Pd. 3:12).

Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mateus 24:42

Departamento de Educação Cristã
Paulo Cesar Amaral

Artigos relacionados:
  1. As Ressurreições: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/as-ressurreicoes.html
    O que a Bíblia Ensina sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/o-que-biblia-ensina-sobre-o-milenio.html
  2. A Minha Crença Sobre O Milênio: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/11/minha-crenca-sobre-o-milenio.html
  3. A Vinda de Jesus: http://blogdopcamaral.blogspot.com/2010/03/vinda-de-jesus.html

3 comentários:

  1. Soh gostaria de resaltar, amado irmão, que antes da volta havera o arrebatamento da Igreja... o que acontecerá 7 anos antes da volta de Jesus, sendo assim, se proximo se mostra a volta de nosso Mestre, mais proximo ainda estah o arrebatamento de Sua Igreja as alturas...!

    Abs cordiais
    MeraPecadora

    ResponderExcluir
  2. PCAmaral, de novo lhe congratulo como um dos adventistas da promess que mais admiro por ter este trabalho na Internet. É raro encontrar um IAP que goste de trabalhar na Net e mantenha sites. Por isso, lhe apoio e tem minha simpatia.

    ResponderExcluir
  3. Será um momento que pegará a todos de surpresa. Por isso não podemos, de maneira alguma relaxar quanto a nossa santificação, temos de nos manter firmes, alicerçados na palavra de Deus. Devemos ficar atentos pois o Senhor Jesus virá para levar a Sua Igreja, ou seja, "todos os que amam a Sua vinda"

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Comentários com conteúdo fora do assunto ou do contexto, não serão publicados, assim como comentários ofensivos ao autor.

Tecnologia do Blogger.